Artigos
SÉRIE: O FASCINANTE MUNDO DOS CAVALOS PINTADOS
PARTE IX - NORIKER HORSE
Raça de tração leve, desenvolvida na Áustria, também conhecida pelas denominações de Pinsgauer e Norico-Pinsgauer. A região foi nas montanhas mais altas da Áustria, os Alpes, altitude próxima dos 2 mil metros. O nome Noriker remete à província romana de Noricum, que era reino Celta, uma província que passou a pertencer ao Império Romano após o domínio das tribos Celtas pelos Romanos. Mas qual a relação da antiga Roma com os cavalos Noriker?
De acordo com registros históricos a origem da raça foi em uma região da Grécia. de nome Thessaly, a qual era famosa em desenvolver “war horses” (cavalos de guerra). Assim, os primeiros cavalos Noriker foram usados para puxar artilharia pesada. Após os gregos terem sido derrotados pelos romanos, todos os cavalos foram levados pelos romanos e destinados às fazendas de criação.
Os cavalos conhecidos como “Baroque Horses” (cavalos da época Barroca) exerceram marcante influência na composição genética dos “Noriker Horses”. A terminologia “cavalos barrocos” remete a um grupo de raças portadoras de características distintas de tipos de cavalos inicialmente desenvolvidas na Europa, na idade média. Os ancestrais foram, notadamente, os “Neapolitan Horses” e os cavalos ibéricos conhecidos como “ “Spanish Jennets”. Cavalos Barrocos eram, e ainda são,muito usados na equitação clássica, tais como os das raças Espanhola, Friesian, Luzitano, Lipizzanos, como exemplos. As tribos Celtas foram dominadas pelos romanos, sendo que duas das tribos habitavam a Península Ibérica. Portanto, cavalos da Península, como os do núcleo espanhol, também contribuíram na formação original da raça Noriker, tendo influenciado na manifestação da pelagem Persa, já que várias pelagens ocorrem nos cavalos Noriker.
Cavalo Noriker de tórax largo, fortemente musculado, tronco robusto, tambem de forte
musculatura, membros de ossatura grossa, um perfeito biotipo tração
Devido à proximidade da região da Itália com a região da Áustria havia um intercâmbio de mercadorias diversas, principalmente para os Alpes, ao longo de difíceis percursos, nos quais somente cavalos muito fortes suportavam o tremendo esforço físico. E assim, os cavalos dos gregos, e depois dos romanos, foram introduzidos na região dos alpes austríacos.
Aqueles cavalos fortes passaram a ser o meio de sobrevivência dos moradores dos alpes. O meio-ambiente natural naquelas montanhas desenvolveu uma raça rústica para sobreviver às intempéries do clima de extremos, forte e resistente para o árduo serviço de transporte de cargas nas montanhas. Os primeiros criadores austríacos selecionaram cavalos de grande porte (altura média de 1,60m), estrutura óssea muscular possante no tronco e membros, cascaria forte e temperamento calmo, uma combinação ideal para o tipo de serviço - transporte de mercadorias entre Salzburg e Itália, na ida levavam ferro celta, sal e ouro, na volta traziam, principalmente, vinhos e temperos, dentre outras mercadorias.
Cavalo Noriker na região de origem – Alpes Austríacos
Cavalo Noriker em serviço agricola
No século XX, a partir da industrialização, os cavalos Noriker passaram a ser usados em serviços agrícolas. A mecanização não reduziu a necessidade do uso da força animal na região dos Alpes, devido à dificuldade do uso de máquinas agrícolas naquelas terras de montanhas. Todavia, fora dos Alpes ocorreu declínio da raça após a terceira onda da mecanização em 1985, quando restavam menos de 7 mil cavalos Noriker. Atualmente, há pouco mais de 10 mil cabeças entre criatórios da Áustria e Itália.
O Stud Book fechou em 1903, sendo que a raça atual tem elevado grau de pureza. Todas as pelagens são aceitas para Registro Genealógico, sendo mais comuns as do complexo Leopardo e a Rosilha. Ha 5 linhagens de garanhões influenciando a raça :
- Vulcan-Line: representa mais o biotipo tração e porte maior
- Nero-Line: O garanhão desta linhagem nasceu em 1931, registrado com o nome de Stoissen-Nero V/977, sendo também uma linhagem de biotipo tração e porte maior;
- Diamant-Line: Esta linhagem é de cavalos de mais agilidade, usados também para montaria em diversas disciplinas;
- Sohaunitz-Line: Cavalos de porte menor;
- Elmar-Line: linhagem que sofreu mais influência dos cavalos barrocos, o biotipo é leve , sendo mais prevalente as pelagens do complexo Leopardo.
Parelha de cavalos Noriker na atrelagem
O Serviço de Registro Genealógico está sendo conduzido na Áustria pela associação dos criadores de Haflinger, com o intuito de preservar as características originais. Na Itália a Federação Italiana Equestre também cuida do registro de cavalos Noriker.
Atualmente, um uso comum é em áreas de reflorestamento para puxar pesadas cargas de madeira. Como são cavalos muito calmos e de andamentos equilibrados, seguros, outros usos em evidência são em centros de equitação, equoterapia e provas diversas em exposições.
Enfim, é uma raça que tem sustentabilidade nas virtudes desenvolvidas ao longo dos tempos através da interação entre genética e meio ambiente, e como a maioria das raças nos diversos países foi forjada com base no tipo de funcionalidade, cavalos muito especiais em todos os aspectos.
Texto por Lúcio Sérgio de Andrade - 25/06/20
Fonte de consulta – site da associação dos criadores de cavalos Noriker