ASSOCIAÇAO DO CAVALO PERSA MARCHADOR BRASILEIRO

Artigos

SÉRIE : O FASCINANTE MUNDO DOS CAVALOS PINTADOS

I Parte - A origem dos primeiros cavalos pintados na Europa e América do Norte


  • Primeiramente, é oportuno diferenciar cavalos pintados de cavalos malhados. Os pintados apresentam pintas aleatoriamente distribuídas, sendo determinadas pelos genes do complexo Leopardo (chamamos de Persa na raça Persa) das variedades desta pelagem. Os malhados são os que apresentam as variedades de pelagens do complexo pampa, agrupadas em tobiano , overo e tovero. 


    Pinturas encontradas em cavernas atestam a existência de cavalos pintados domesticados na Pérsia antiga, Grécia antiga e china. Posteriormente, no século 11 também foram encontradas pinturas em cavernas na França, e no século 12 na Inglaterra. Em meados do século 18 na europa houve uma grande demanda por cavalos de pelagem pintada para uso em atrelagem e montaria pelos nobres.


    As atuais raças da Europa que apresentam pelagem Persa são a Dinamarquesa Kinabstrupper e a Pinsgau (também conhecida como Norker Horse). 


    Na Espanha a pelagem persa foi introduzida através de cavalos vindos da Áustria e Hungria, e passou a ser uma das pelagens dos históricos cavalos conhecidos como Spanish Jennets. 


    Quando os conquistadores espanhóis desembarcaram na América Central, costa do México, início do século XVI, levaram 16 cavalos, dentre os quais 1 era de pelagem pintada. Em outras viagens mais cavalos pintados, e também malhados, foram levados para o México, e de lá foram introduzidos nos EUA pela Fronteira com a Califórnia. 


    Em muitas tribos de índios haviam cavalos pintados e malhados em várias regiões dos EUA. Na atualidade os cavalos malhados são representados por 3 associações nacionais de criadores - Paint Horse, Pinto e Spotted Saddle Horse. 


    Os cavalos dos conquistadores espanhóis foram o alicerce genético original para formação da raça Appaloosa, como também das raças Paso Fino, Peruano de Paso, dentre outras. No passado eram registrados na raça Appaloosa tanto os cavalos de trote como os de marcha. Posteriormente ao início do registro de cavalos da raça Appaloosa outras 4 associações de cavalos pintados foram constituídas, por razões específicas, que serão explicadas - Nez Perce , Walkaloosa , Tiger Horse e Spanish Jennet. Cada uma destas raças de cavalos pintados será focada na sequência desta série “O fascinante mundo dos Cavalos Pintados”. 


    Aguardem o “próximo capítulo” desta rica cultura equestre. 


    Texto por Lucio Sérgio de Andrade, 05/06/20